A continuação, algumas das fotografias da viagem e dos lugares mais significativos nos que viveu o Padre Castro em Moçambique:

 

MISSÃO DE SÃO PEDRO (Tete)

Este é o último lugar onde foi destinado o Padre Castro. A antiga missão encontra-se no bairro de São Pedro, na cima de uma montanha, junto à cidade de Tete. Na actualidade está abandonada, quedando unicamente as casas e os despachos dos missionários (ocupados por habitantes do lugar), a igrejá, a escola, a horta, etc. O que hoje segue em activo é escola da parte inferior da que foi missão, com as suas aulas e pátio exterior com cancha desportiva.

 

MISSÃO DE CHANGARA (Tete)

 

Outro dos lugares de estância do Padre Castro era, em ocasiões, esta missão (actualmente em activo com o Padre Alberto Font) situada a 95 quilómetros da cidade de Tete e onde passou algum tempo. Consta de paróquia, escola, internado, residência missionária, etc.

 

COMUNIDADE DE CAPIMBI (Changara)

 

O Padre Castro percorria, como a maioria dos missionários, quilómetros e quilómetros na sua moto adentrándo-se no mato por caminhos de terra que mesmo hoje existem. Acercar a doutrina cristã às populações do contorno e adentrarse na realidade quotidiana das suas gentes eram os principais objectivos destas visitas, como na actualidade. Este povoado, a mais de 30 quilómetros da estrada principal que une Tete com Changara, encontra-se em pleno mato. Ali conheci, por exemplo, ao Sr. Antonio Taundi a quem, segundo me contou, o Padre Castro salvou a vida, ao leva-lo em moto desde este lugar ata o hospital de Tete (quase 100 quilómetros), trás uma grave doença que padecia naquela altura. Hoje, já recuperado, agradece aquele gesto humano que o Padre Castro teve com ele. 

 

 

Fotos

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
1/7