top of page

 

A continuação, algumas das fotografias da viagem e dos lugares mais significativos nos que viveu o Padre Castro em Moçambique:

 

MISSÃO DE SÃO PEDRO (Tete)

Este é o último lugar onde foi destinado o Padre Castro. A antiga missão encontra-se no bairro de São Pedro, na cima de uma montanha, junto à cidade de Tete. Na actualidade está abandonada, quedando unicamente as casas e os despachos dos missionários (ocupados por habitantes do lugar), a igrejá, a escola, a horta, etc. O que hoje segue em activo é escola da parte inferior da que foi missão, com as suas aulas e pátio exterior com cancha desportiva.

 

MISSÃO DE CHANGARA (Tete)

 

Outro dos lugares de estância do Padre Castro era, em ocasiões, esta missão (actualmente em activo com o Padre Alberto Font) situada a 95 quilómetros da cidade de Tete e onde passou algum tempo. Consta de paróquia, escola, internado, residência missionária, etc.

 

COMUNIDADE DE CAPIMBI (Changara)

 

O Padre Castro percorria, como a maioria dos missionários, quilómetros e quilómetros na sua moto adentrándo-se no mato por caminhos de terra que mesmo hoje existem. Acercar a doutrina cristã às populações do contorno e adentrarse na realidade quotidiana das suas gentes eram os principais objectivos destas visitas, como na actualidade. Este povoado, a mais de 30 quilómetros da estrada principal que une Tete com Changara, encontra-se em pleno mato. Ali conheci, por exemplo, ao Sr. Antonio Taundi a quem, segundo me contou, o Padre Castro salvou a vida, ao leva-lo em moto desde este lugar ata o hospital de Tete (quase 100 quilómetros), trás uma grave doença que padecia naquela altura. Hoje, já recuperado, agradece aquele gesto humano que o Padre Castro teve com ele. 

 

 

Fotos

bottom of page